segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Lanches de Verão

Chegou mais um verão e com ele os dias de praia. Nas últimas semanas, recebemos alguns e-mails com pedidos de ajuda para merendas e lanches que se possam levar para a praia. Assim, nas próximas linhas, tentarei deixar algumas dicas e truques para preparar refeições saborosas, práticas, equilibradas e que aguentem o calor. Espero que sejam uma boa ajuda!

O primeiro aspecto a ter em consideração quando se fala das merendas, é perceber como e quando vão ser consumidas - meio da manhã, meio da tarde, no escritório, na praia, em casa, na escola... Isto é importante pois ajuda-nos a perceber o que vamos ter à nossa disposição para fazer a merenda e como podemos conservar os alimentos.

Se estiver no escritório, talvez tenha uma pequena geladeira onde possa conservar queijo, manteiga, iogurtes e mesmo fruta. Mas fora de casa (na praia, por exemplo), são precisos cuidados adicionais. Arranje uma pequena caixa ou bolsa térmica (daquelas que conservam o frio por algumas horas) para levar consigo iogurtes, queijo fresco, sanduíches com manteiga ou fiambre, fruta, etc. De uma maneira geral, deve consumir primeiro os alimentos que se deterioram mais rapidamente ou que são mais sensíveis ao calor - por exemplo, na praia, consuma os iogurtes de manhã e guarde a fruta para a tarde. Coma primeiro a sanduíches com queijo fresco e deixe as bolachas secas para a parte da tarde. Se não tiver nenhuma bolsa térmica ou outra forma de conservar os alimentos perecíveis, lembre-se de os consumir nas primeiras 2h após a retirada do frio. Prefira também frutas que aguentem melhor o calor (laranja, maçã, uvas, cerejas) e pode ainda optar por pães, tostas ou bolachas com sementes, frutos secos ou outros ingredientes que acrescentem sabor, para que não seja preciso juntar queijo ou fiambre.
Pessoalmente, acho que vale a pena fazer uma lista dos alimentos que gosta, para depois ver quais pode levar para a praia. Vejamos então alguns exemplos práticos.

Merendas para um dia de praia com bolsa ou caixa térmica:
Manhã - iogurte líquido + bolachas secas (sem cremes, recheios, coberturas)
Hora de almoço - Sanduíches de queijo fresco/carne assada sem molho com ervas aromáticas, folha de alface e rodelas de tomate + porção de fruta cortada em pedacinhos
Tarde - Fruta em peça + torradas secas

Merendas para um dia de praia sem bolsa ou caixa térmica:
Manhã - Pacotinho de leite simples + bolachas secas
Hora de almoço - Pão de azeitonas/Pão de orégano e cebola + um pacotinho de suco de fruta
Tarde - Barra de cereais + punhado de frutas desidratadas (damasco, ameixas, passas) ou uma cenoura descascada para roer.

Dependendo das suas preferências pessoais e disponibilidade, vá variando as combinações de alimentos. É muito importante que estas merendas sejam agradáveis e práticas, caso contrário é mais provável que acabe por passar muitas horas sem comer, ou que recorra a soluções menos equilibradas - snacks, bolos, empanados, etc. Verá que com algum planeamento conseguirá variar as suas escolhas, por isso, habitue-se a antecipar tudo aquilo de que vai necessitar para preparar as suas merendas. É, acima de tudo, uma questão de organização!

Lembre-se ainda da importância de manter um bom estado de hidratação. Beba água várias vezes ao dia, em pequenas quantidades de cada vez, mas de forma regular. Pode complementar o consumo de água com quantidades menores de outras fontes de hidratação:água de coco, sucos de fruta ou leite/iogurte.

E se tiver alguma sugestão de merendas de praia que costume levar consigo, não hesite em partilhá-las conosco! Colocaremos aqui todas as sugestões deixadas pelos nossos leitores!
Bons dias de praia e boas merendas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.