quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Entenda a Pirâmide Alimentar


A NOVA PIRÂMIDE ALIMENTAR É UM GUIA SIMPLES E CONFIÁVEL PARA AUXILIAR NA ESCOLHA DE UMA DIETA SAUDÁVEL.


                         Clique aqui para ver em tamanho grande


         A Harvard School of Public Health, um dos maiores centros de estudos sobre saúde pública dos Estados Unidos, publicou uma nova atualização da antiga Pirâmide alimentar. A Pirâmide alimentar de Harvard foi desenvolvida com base em resultados de pesquisas científicas recentes. Ela tem em sua base a prática de atividade física associada à manutenção de um peso saudável e uma adequada hidratação. Os cereais integrais, as gorduras saudáveis (azeite de oliva, óleo de canola) e as frutas e hortaliças também encontram-se na parte inferior da pirâmide e têm seu consumo estimulado. Mais para cima temos as Nozes, Sementes, Grãos (feijão, lentilha, etc) e Tofu, seguidos de Peixes, Frango e Ovos (estes últimos 3 são ótimas fontes de proteínas). No penúltimo andar temos os produtos lácteos (queijo, leite, iogurte, etc) ou suplementos vitamínicos de Vitamina D e Cálcio, enquanto alimentos como Carnes Vermelhas gordurosas, Cereais refinados e bebidas com Sal e Açúcar estão no topo da pirâmide e devem ter um consumo esporádico. 
O que diz a nova pirâmide alimentar?
Pratique exercícios físicos e atividades ao ar livre com frequência. Um estilo de vida saudável é construído tendo como base a prática regular de atividade física, a qual contribui para o alcance e a manutenção do peso saudável. Não se esqueça de hidratar seu corpo. Consulte seu nutricionista afim de descobrir qual é o peso mais adequado para você.
Foque na qualidade dos alimentos consumidos e não apenas nas quantidades. A Nova Pirâmide dos alimentos não especifica as porções dos alimentos em gramas. Ela é um guia simples que ajuda você a decidir como se alimentar. Você vai passar a prestar mais atenção na qualidade da sua alimentação.
Uma alimentação baseada em alimentos não industrializados é a mais saudável. Prefira as hortaliças, as frutas, os grãos integrais e as gorduras saudáveis como o óleo de canola e o azeite de oliva extra-virgem. Estes alimentos são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Além do mais, os cereais integrais são digeridos mais lentamente, mantendo o organismo saciado por mais tempo. Os refinados devem ser banidos para o topo, juntamente com os doces.
Procure usar receitas saborosas, para trazer os alimentos saudáveis para dentro da sua cozinha.
Prefira as carnes vermelhas magras, os peixes e as aves. Evite carnes vermelhas gordas, grãos refinados, doces, bebidas adocicadas e alimentos ricos em sal. Estes alimentos são ricos em calorias e pobres em nutrientes.
Os leites e seus derivados magros ou desnatados são mais saudáveis além de serem ricos em proteínas e cálcio.
Lembrando que o objetivo da nova Pirâmide alimentar é fornecer informações gerais e ao mesmo tempo bastante úteis para a população sobre o consumo de uma alimentação saudável. No entanto, estas informações não são destinadas a oferecer um aconselhamento nutricional personalizado. Você deve buscar orientações individualizadas com o seu nutricionista.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.